As muitas mudanças que acontecem corriqueiramente na sociedade nos fazem questionar o quanto que as organizações precisam estar atentas a essas transformações. Mais do que nunca, o mercado exige profissionais da área de gestão empresarial contextualizados no mundo globalizado com senso de autoridade, criatividade e, acima de tudo, com estratégias que orbitem a excelência para o bom desempenho das instituições administradas por eles.
As empresas hoje devem pensar como o seu cliente, ter os mesmos valores. Isso é estratégia, criatividade e inteligência de mercado. Os clientes estão cada vez mais exigentes e ligados aos conceitos que uma empresa tem na sua imagem. Administrar um negócio não é mais “apenas” cuidar do fluxo de caixa, das atividades comerciais e dos recursos humanos. É sobre alinhar os valores da empresa, os seus colaboradores, seus clientes, suas metas com o propósito da instituição. Para pensar nessa convergência, você deve ter um caráter de liderança e de resolução de problemas como diferencial; saber lidar com as pessoas e com as mudanças.
Pensando nisso, hoje trazemos três livros que podem te ajudar a construir essas habilidades e valores tão essenciais para quem está envolvido com a gestão e administração de empresas.
Se a habilidade que você busca desenvolver é o senso estratégico, a primeira sugestão é essencial! Em “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, você é imerso, em seus treze capítulos, num panorama de desenvolvimento estratégico ambientado numa guerra. O livro, que é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo guerrilheiro Tzu, cumpre o papel de instruir sobre como um combate efetivo deve ser pensado.
Seus ensinamentos são muito aplicáveis na “guerra empresarial” que se estabelece hoje no mundo corporativo. Com esse livro você vai entender o quão importante é conhecer o terreno da guerrilha e o seu oponente, bem como valorizar suas forças e trabalhar suas fraquezas com planejamento, disciplina e análise racional. A mudança e o planejamento de variáveis também são lições tiradas do livro, que podem salvar uma empresa de uma crise.
Outro livro muito pertinente para gestores e líderes é “O Monge e o Executivo”, do autor James C. Hunter. A obra conta a história de John Daily, um executivo que encabeça em uma grande empresa mais de 500 funcionários e que fatura milhões. A vida de John muda de ponta a cabeça e sua vida profissional, familiar e conjugal entram em colapso, o que o faz procurar um tempo de retiro num mosteiro com monges. Um deles, em específico, é Leonard Hoffman, um ex empresário de sucesso que largou o mundo corporativo e agora se dedica apenas ao mosteiro. As instruções do monge vão provocar em John o surgimento de novas perspectivas desde a sua vida pessoal à sua vida como executivo.
O livro traz lições bastante pertinentes para o mundo empresarial que podem despertar o desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a produtividade organizacional. Nos faz encarar as mudanças como algo necessário e positivo, por exemplo. Muito se fala também na importância da autoridade e da liderança como pilares para a boa gerência e funcionamento organizacional, sendo exemplo de integridade na conduta no exercício das funções alocadas. Por fim, uma outra lição trazida na publicação é sobre a valorização dos públicos de uma organização, sejam eles externos (clientes e consumidores), como os funcionários e stakeholders, valorização da pessoa como diferencial de relacionamento.
E como falar de livros para administradores sem indicar Idalberto Chiavenato, que é considerado pai da Administração e do RH no contexto brasileiro? Ele é autor de mais de 30 livros, sendo que 17 foram traduzidos para o espanhol. A obra “Administração nos novos tempos” é uma bibliografia acadêmica e apresenta as novas perspectivas da área da gestão, que sofre atualizações constantemente em função da necessidade de novas e criativas soluções e que exige novas competências dos administradores ativos, perspicazes e que pensem fora da caixa, de maneira inovadora.
São discutidos no livro temas formativos importantes para qualquer profissional das áreas da administração, da contabilidade e do comércio exterior, mas também para as ciências humanas, inclusive psicologia, sociologia, ciências sociais e pedagogia. Alguns desses temas são: a natureza e desafios atuais da administração; administrar em meio à globalização; cultura organizacional; planejamento; organização; controle de qualidade; a administração estratégica; e motivação e liderança como geradores de produtividade.
Essas são as nossas recomendações de livros pra você. Com essas leituras, o caráter profissional de um administrador será polido para o bem da organização e de seu desempenho como profissional. Você já tinha ouvido falar já ou leu alguma dessas obras?